Apresentação

“A articulação com a família visa, mais do qualquer outra coisa, ao mútuo conhecimento de processos de educação, valores, expectativas, de tal maneira que a educação familiar e a escolar se complementem e se enriqueçam, produzindo aprendizagens coerentes, mais amplas e mais profundas.”
(PNE – Plano Nacional de Educação – Brasília – DF – 2001)

A infância é um período, que por si só, marca o individuo para o resto da vida. A escola e o ambiente familiar são sem dúvida os mais significativos espaços de convivência da criança, daí terem um papel fundamental na formação das mesmas.

Todos os seus sentimentos, frustrações, alegrias, ilusões ou quebra delas, os vínculos afetivos e todas as demais experiências compartilhadas pelas crianças messes espaços perpetuam-se por toda a vida, contribuindo de forma decisiva na formação da sua personalidade do seu caráter e, assim da sua identidade e autonomia, influenciando ainda, de modo muito significante, na construção da sua forma de pensar e de se relacionar com o mundo â sua volta.

É nesse sentido que as vivências das crianças nos espaços escolar e familiar, ambos vistos como fatores determinantes para a aprendizagem, justificam nossa Proposta Pedagógica. Vivenciar para aprender, aprender para crescer, crescer para desenvolver todas as suas potencialidades – como aluno, como profissional, como ser humano.

Atingir essas metas depende, sobretudo, do trabalho harmônico, consistente e coeso entre família e escola. Por tudo isso, essa Agenda Escolar tem por objetivo estabelecer a imprescindível comunicação entre Família e Escola, além de facilitar ao aluno a organização de seu tempo e de suas atividades, por esse motivo é necessário que ela seja diariamente conduzida à Escola com a devida assinatura do responsável pelo aluno.
Atenciosamente,
A Direção.

CONHEÇA A HISTÓRIA DE NOSSO COLÉGIO

O Colégio INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CASTRO, foi fundado em 03 de março de 1976, pela atual Diretora Maria Luzanira de Castro Costa, sediada a Rua Mestre Evangelista nº 224 – Aquiraz – Ceará, de natureza particular.

O nome foi dado em homenagem a sua família “Castro”.

No inicio chamava-se Instituto Castro, que após algumas reformas administrativas passou a chamar-se como o nome atual.

Funciona nos turnos Manhã e Tarde, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Tem como objetivo principal proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento físico, mental, social e afetivo das crianças e adolescentes.

NORMAS DE FUNCIONAMENTO

As aulas obedecerão ao seguinte horário:TURNO ENTRADA SAÍDA
MANHÃ 07:30h 11:00h
Os horários de entrada e saída devem ser rigorosamente respeitados, porque:
Contribui para a segurança e tranqüilidade da criança, da família e da escola.
Evita cansaço e irritabilidade por parte da criança.

1.2. Entrada
O aluno que chega atrasado é sempre prejudicado:
Deixa de ser recepcionado pela professora com mais atenção e carinho;
Perde a preparação pedagógica inicial (Rodinha de conversa).

1.3. Saída
O aluno só sairá da escola acompanhado pelo pai, mãe ou por pessoa responsável devidamente autorizada. Caso haja algum imprevisto, deverá vir uma comunicação, por escrito a coordenação da escola.

2. Uniforme
O uniforme da escola é constituído pela blusa e short padronizados + sapato ou sandálias ortopédicas (PRETA). O seu uso obrigatório, pois contribui para maior controle e segurança de seu filho, permitindo, ainda, que ele participe das atividades escolares com maior versatilidade e desconcentração.

3. Aniversários
A comemoração do aniversário da criança poderá ser realizada na Escola, uma vez que é um momento muito rico para desenvolver atitudes educadas e de socialização.
É importante, porém que os senhores observem algumas particularidades que contribuirão para que a festa não perca o caráter pedagógico a ser explorado:
A festinha deverá ser simples, com a duração programada para o horário do lanche e do recreio da turma da criança.
Somente os pais e a turminha deverão participar da festa, para que a rotina da escola não seja alterada.

4. Reuniões

É importante a presença dos senhores pais em nossas reuniões, pois estas visam promover um bom entrosamento entre a escola e a família, entrosamento este indispensável à formação da criança.

5. Sistema de avaliação

A avaliação dos alunos da Educação Infantil é feita diariamente pela professora e auxiliar de sala por meio de:
Observações diárias;
Atividades direcionadas;
Questionamentos e conversas com os alunos.

A professora fornece bimestralmente a Coordenação da Escola o relatório individual de cada aluno e em seguida é entregue aos pais para servir de acompanhamento pedagógico. Nele estão contidas informações referentes ao seu desenvolvimento geral: Psicomotor, social, afetivo e cognitivo.

6. Quadro de Professores

Maria Elenilda Souza Inácio (Professora);
Márcia Souza Lauriano (Professora);
Aparecida Maria Rocha Bastos (Professora);
Cristiane Barbosa de Abreu (Auxiliar);
Aline Rocha de Almeida (Auxiliar);
Luciana Castro Menezes (Auxiliar);
Fabiana Maria Pereira da Silva (Ballet).