clube05

Projeto Pedagógico

Contempla o trabalho por meio de projetos anuais que possibilitam a integração das áreas do conhecimento, propõe desafios, desperta a curiosidade e permite a criança confrontar suas hipóteses com o conhecimento historicamente construído, caminhando assim, gradativamente, para a construção de conceitos científicos.
As atividades são distribuídas nesses projetos amplos, em quais há ações que contempla todos os eixos temáticos indicados nos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil.

• Eu, minha escola e meus colegas

Nesse projeto, são trabalhados o reconhecimento e a valorização de espaço escolar, além da identificação das singularidades das pessoas com as quais a criança convive diariamente, os elementos da escola e as regras de convivência.

• Vivendo em família
São vivenciadas atividades que buscam desenvolver na criança noções de reconhecimento de sua identidade e organização do seu grupo familiar, bem como o respeito aos costumes e as características próprias de cada família.

• Cuidando do Planeta Terra
A criança, desde cedo, precisa ser conscientizada sobre a sua responsabilidade para com o mundo. Nesse projeto, os conteúdos são propostos em atividades que envolvem temas como preservação, animais, fenômenos naturais, entre outros.

• Contos e brincadeiras folclóricas
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia. Por meio da brincadeira, a criança aprende a se expressar corporalmente, dramatizar, interpretar, conhecer a si mesma e ao outro.

• Lendo o mundo através das artes
O respeito e a valorização da arte devem se adquiridos desde a Educação Infantil. Esse projeto propõe a leitura de obras de artes a partir da observação, narração e descrição, bem como o incentivo a produção e a valorização artística.

• Ligado com o mundo
Atividades que ampliam o conhecimento do mundo em que vivemos e suas tecnologias, sendo trabalhados conceitos básicos e importantes para o dia-a-dia.

• Alimentação saudável
Esse projeto propõe que as crianças criem um novo habito alimentar, valorizando e selecionando melhor os alimentos das suas refeições diárias, além de propiciar a degustação dos lanches em sala.

• Festa junina
Nesse projeto exploramos os valores culturais do nosso país, bem como os da comunidade local, por meio de movimentos rítmicos, degustação da culinária entre outras atividades dirigidas.

• Segurança no trânsito
Com este projeto as crianças tem a oportunidade de vivenciar em sala os cuidados e perigos relacionados ao trânsito, podendo assim transferir os conhecimentos adquiridos para o universo que lhe rodeia.