clube02

Institucional

O Instituto de Educação Castro iniciou sua trajetória de sucesso e muita responsabilidade junto à cidade de Aquiraz, no dia 03 de Março de 1976, com o funcionamento de apenas uma sala de aula, com três alunos matriculados, que funcionava na casa da matriarca da família Castro e que posteriormente vieram a mudar seu domicílio em função do crescimento da escola.

O tempo foi passando, e, paulatinamente, fomos ganhando a confiança da sociedade, que passou a matricular seus filhos aqui na nossa escola. Logo de início, a sala que funcionara tinha aulas ministradas pela então atual diretora, que sempre demonstrou sua feição pela educação, tendo trabalhado por mais de 30 anos na Educação, como Professora Efetiva do Governo do Estado do Ceará.

A cada ano que se passava as turmas iam aumentando, o que necessitou ampliar o espaço pedagógico, bem como os profissionais que viriam a trabalhar nessa instituição de Ensino.

Ao atingir o 9º Ano do Ensino Fundamental II, por um longo intervalo de tempo, esperamos até implantar o Ensino Médio, que foi pensado com muita cautela até ser realmente implantado. Até que em 2000 começa a funcionar a primeira turma do Ensino Médio – 1º Ano.

A partir daí, começamos a articular forças para ampliar nossa escola. Formalizamos convênios que nos renderam muitos frutos e conseguimos nos colocar como uma escola que verdadeiramente valoriza o aluno. Foi assim, com a vontade de realizar e o amor pelo trabalho educacional que impulsionou a direção geral da escola a planejar novas empreitadas.

E seguindo a mesma lógica de antes, passamos a implantar séries a cada ano que passava. Em 2003, tivemos a primeira turma de 3º Ano do Ensino Médio que veio a celebrar nossa valorosa vocação de formar seres e ingressá-los no mercado de trabalho por meio de aprovação nos vestibulares mais difíceis do país.

O Ensino Médio hoje representa para nós o resultado de grandes esforços, com o fim precípuo de trabalhar a educação de jovens de maneira prazerosa e que lhes dê realmente subsídios de atuação ao ingressarem numa universidade.

O nome Instituto de Educação Castro calhou de forma simbólica em homenagem a Família Castro da Fundadora da Escola – Maria Luzanira de Castro Costa -, Família que tem desempenhado papéis importantíssimos no campo de atuação político e social de Aquiraz. Inicialmente a nomenclatura adotada era apenas Instituto Castro, e após algumas mudanças a denominação mudou para a atual.

O Instituto de Educação Castro segue a mesma linha de pensamento desde a sua fundação, tendo como base a formação integral do aluno como um ser crítico e atuante, mas que essas características se façam verdadeiramente. Sonhamos muito e plantamos esses sonhos nos nossos alunos para que possam escrever a sua própria história, incutindo neles o vivo sentimento de inconformidade e justiça diante da realidade que ora se apresenta. Acreditamos num modelo de educação que seja capaz de mudar e transformar vidas, formando cidadãos críticos e justos.

Maria Luzanira de Castro Costa
Diretora Geral do Instituto de Educação Castro
NOSSA MISSÃO

Educar de forma criativa e inovadora, devolvendo para a sociedade cidadãos críticos, capazes de intervir na realidade, aptos a encarar desafios e o competitivo mercado de trabalho, baseando-se num programa educacional altamente qualificado, na valorização da parceria família-escola, em práticas pedagógicas desafiadoras e na busca contínua da excelência escolar.
Promover o aprendizado para a vida e,por fim,sendo espaço de profundir difusão do conhecimento,cultura e pesquisas.

NOSSA VISÃO

Obter, cada vez mais, reconhecimento da sociedade pelo trabalho sério e responsável, pelo ensino de qualidade e pela extrema valorização do ser humano, buscando sempre a excelência nos serviços, de forma a ser destaque na seara educacional.

NOSSOS VALORES
Caráter